quarta-feira, 4 de março de 2009

George Orwell e o BBB original


George Orwell e o BBB original.

"Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir."

George Orwell é um escritor que deveria ser mais conhecido nos dias de hoje.

Claro que por ser professor de Literatura, eu penso isso de inúmeros autores, que merecem ser mais lidos do que são. Mas não é a isso que me refiro.

Em tempos de Big Brothers e “reality shows”, o nome de Orwell deveria ser mais lembrado do que é... Afinal, este escritor britânico foi o inventor da figura do legítimo e original Big Brother em seu livro 1984.

Então vamos lá: George Orwell é na verdade o pseudônimo de Eric Arthur Blair, nascido no ano de 1903 em Bengala, na Índia Inglesa. Tornou-se um dos grandes autores de língua inglesa no século XX, mas antes disso teve um passado curioso.

Orwell foi agente da polícia inglesa indiana, mas deixou o posto em 1928, provavelmente por ser contra a dominação imperialista inglesa. Foi para a Europa, onde viveu muitos anos na pobreza, viajando de cidade em cidade e sobrevivendo com alguns trabalhos ocasionais. Em 1933 começou a escrever regularmente para jornais, adotando o pseudônimo que o tornaria famoso.

Autor engajado, na década de 30 rumou para a Espanha, onde lutou na Guerra Civil para defender os ideais revolucionários de liberdade. Embora nunca tenha sido comunista, Orwell era afinado com algumas ideias socialistas.

Mas durante a luta na Espanha, o escritor se entristeceu com a truculência da política stalinista contra outras correntes do pensamento socialista e de esquerda (como o anarquismo).

Profundamente decepcionado e ferido na batalha com um tiro na garganta, George Orwell voltou para a Inglaterra, onde escreveu dois romances claramente contrários à ditadura de Stalin: A Revolução dos Bichos e 1984. Os dois livros criticavam o totalitarismo, fazendo referências diretas ao governo stalinista.

Se quiser conhecer um pouco sobre o BBB original e a política stalinista, aproveite estas dicas de leitura!

Publicada em: 02/03/2009

Fonte: http://clickeaprenda.uol.com.br/cgi-local/lib-site/conteudo/mostra_conteudo.pl?nivel=m&disc=NOT&codpag=NOT0903020501

Um comentário:

  1. Alguns Governos que se dizem liberais trazem em suas entranhas o germe do totalitarismo, oferecendo aos indivíduos um falso conceito de liberdade e igualdade, cerceando as ações individuais quando estas não convem ao Governo .Orwell,em Revolução dos Bichos nos mostra isto claramente!

    ResponderExcluir